Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para efetuar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados.
Nesta edição, o Sisu 2025 aprovou um total de 254.899 candidatos, distribuídos da seguinte forma: 128.691 na ampla concorrência, 111.655 por meio do sistema de cotas e 14.553 por ações afirmativas específicas das instituições de ensino superior.
Os resultados do processo seletivo foram divulgados na última segunda-feira (27), com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Posteriormente, o Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo de matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes, que inicialmente encerraria em 31 de janeiro.
Inscrições nas universidades
Para se inscrever no curso escolhido, o candidato deve acessar o sistema do Sisu, por meio do Login Único do Governo Federal, utilizando uma conta gov.br. Caso o candidato ainda não tenha uma conta, pode criá-la no site do Governo. Para os que já possuem cadastro, basta inserir o CPF e senha. Se necessário, a senha pode ser recuperada pelo próprio sistema.
Após a fase de identificação, os estudantes devem confirmar os dados, pesquisar vagas disponíveis e escolher os cursos desejados.
Procedimentos para matrícula
O MEC reforça que é responsabilidade do estudante acompanhar os critérios, documentos e etapas necessárias para a matrícula, conforme o edital da instituição pública de ensino superior para a qual foi aprovado.
Após o período de matrículas, as universidades têm até 6 de fevereiro para registrar no sistema as vagas preenchidas pelo Sisu.
Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro de 2025, as universidades poderão divulgar listas de convocação para os candidatos que se inscreveram na lista de espera do Sisu. Aqueles que não foram aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso na chamada regular tiveram até 31 de janeiro para manifestar interesse na lista de espera.
Sobre o Sisu
Criado em 2010, o Sisu centraliza as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, permitindo a seleção unificada dos candidatos.
O programa do governo federal tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior público no país.
Programa Pé-de-Meia Licenciaturas
Nesta edição do Sisu 2025, o MEC destaca o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que concede um incentivo financeiro de R$ 1.050 a estudantes que obtiveram alto desempenho (nota mínima de 650 pontos) no Enem 2024 e optarem por cursos presenciais de licenciatura.
O MEC estima que essa iniciativa aumentará o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura e poderá elevar em mais de 23% a busca por cursos presenciais para formação de professores.