Um voo da American Airlines com 156 pessoas a bordo que ia de Portland para Phoenix, nos Estados Unidos, precisou retornar imediatamente ao aeroporto de origem depois que a tripulação identificou uma informação de reverso destravado minutos após a decolagem.
O reverso é um dispositivo localizado na parte de trás do motor que tem a função de redirecionar o fluxo de ar para auxiliar na frenagem da aeronave e só deve ser acionado a partir do instante em que a aeronave toca a pista durante o pouso. Caso se abrisse durante o voo, o reverso faria o avião perder a velocidade necessária para manter a estabilização, fazendo o jato perder a sustentabilidade, causando o chamado estol aerodinâmico.
O avião estava a 5 mil pés (1.500 metros) quando os pilotos perceberam o indicativo de reverso destravado e desligaram o motor, modelo CFM 56. Ao desativar o motor, evitou-se que o dispositivo abrisse durante o voo.
O Airbus A320-200, matrícula N119US, cumpria o voo AA-1625, na última sexta-feira (16), e foi conduzido de volta ao aeroporto de Portland, onde pousou em segurança na pista 10R cerca de 30 minutos após a decolagem, como informa o Aviation Herald.
O voo para Phoenix foi cancelado e a aeronave permaneceu no pátio para verificações técnicas.
via R7