Após 17 dias do início da campanha de vacinação no Ceará, os estoques de doses disponíveis em 27 municípios cearenses já zeraram e 137.156 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. Os dados constam no Vacinômetro, atualizados às 12h desta quarta-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
A vacinação no Estado começou no último dia 18 de janeiro, após a primeira remessa de 218 mil doses da CoronaVac. Com os outros dois lotes posteriores, o Estado totalizou 334,9 mil doses recebidas até o momento, incluindo o estoque de segurança.
Destas, 223,6 mil ficaram disponíveis para serem aplicadas na população prioritária enquadrada na primeira fase da campanha. Na terça-feira (2), 12 municípios já haviam aplicado toda a quantidade estocada.
De acordo com a atualização, os municípios de Alto Santo, Ararendá, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Crateús, Granja, Independência, Ipu, Ipueiras, Mucambo, Nova Russas, Porteiras, Uruburetama e Uruoca finalizaram a aplicação de todas as vacinas recebidas após distribuição pelo Governo do Estado.
Assim, tais cidades se juntam a Alcântaras, Bela Cruz, Capistrano, Choró, Cruz, Fortim, Granjeiro, Guaramiranga, Ibicuitinga, Iracema, Itaiçaba e Marco, as quais chegaram aos 100% de aplicação ontem.
O número, contudo, não determina que todos os grupos prioritários para o recebimento da vacina foram imunizados, mas indica que os municípios citados não têm mais vacinas disponíveis para a população. Ao todo, o Ceará já vacinou 137.156 pessoas — 61,3% do total esperado nesta etapa.
Municípios com baixa aplicação
O município de Camocim, no Litoral Oeste do Estado, prossegue com a mesma taxa de aplicação registrada na terça-feira, de 20,24%, tornando-se a cidade com menor percentual na tabela. Em seguida, vêm Paraipaba (27,11%) e Itapajé (28,64%).
Fortaleza
Balanço da Prefeitura de Fortaleza, divulgado na noite desta quarta-feira (3), mostrou que a Capital já aplicou 51.816 doses da vacina contra a Covid-19. Somente nesta quarta, 3.115 pessoas foram vacinadas, entre trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas.