Nesta terça-feira, 2, e quarta-feira, 3, eventos de chuvas ainda são esperados em todas as macrorregiões do Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O mês de janeiro, o segundo da pré-estação chuvosa cearense, começou com grandes volumes de precipitação, atingindo mais de 100 municípios.
As chuvas mais expressivas desta terça-feira devem ocorrer nas regiões do Sertão Central e Inhamuns e da Ibiapaba. O posicionamento e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) são fatores que influenciam a instabilidade do tempo. Brisa, temperatura, umidade e relevo também contribuem para as precipitações.
A partir de quinta-feira, 4, o tempo deve ser predominantemente estável em todo o Ceará. A Funceme ainda aponta baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na região da Ibiapaba.
Resumo da previsão do tempo no Ceará:
Terça-feira, 2: Céu variando de nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões, sendo as chuvas mais expressivas e abrangentes na região Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.
As chuvas devem ocorrer nos seguintes períodos:
Manhã: Faixa litorânea e Maciço de Baturité.
Tarde: Litoral Norte, Ibiapaba, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.
Noite: Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte, Jaguaribana, Ibiapaba e Cariri.
Quarta-feira, 3: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada no Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte e Ibiapaba. Nas demais macrorregiões, baixa possibilidade de chuva isolada.
Madrugada: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.
Manhã: Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.
Tarde: Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.
Noite: Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.
Quinta-feira, 4: Céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens com baixa possibilidade de chuva isolada sobre a faixa litorânea e Ibiapaba.
Madrugada: Faixa litorânea.
Manhã: Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.
Tarde: Ibiapaba e Litoral Norte.
Via o Povo