Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 30 de julho, mostra como está a disputa para o governo do Ceará. Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Ciro Gomes (PSDB) aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o governador Elmano de Freitas (PT) aparece com 33%.
A pesquisa testou o cenário de primeiro turno com sete pré-candidatos. Diferente da primeira pesquisa Quaest no Ceará, realizada no mês de abril, desta vez foi testado apenas um candidato do PT, o atual governador Elmano de Freitas.
Veja os números do 1º turno:
- Ciro Gomes (PSDB): 43%
- Elmano de Freitas (PT): 33%
- Eduardo Girão (Novo): 3%
- Jarir Pereira (PSOL): 1%
- Huggo Leonardo (Missão): 0
- Serley Leal (UP): 0
- Zé Batista (PSTU): 0
- Indecisos: 13%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 1.002 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 28 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-09277/2026.
Índices de rejeição dos candidatos
A Quaest perguntou aos eleitores cearenses quais candidatos eles conhecem e não votariam. Veja os números:
- Ciro Gomes (PSB): 32%
- Eduardo Girão (NOVO): 32%
- Elmano de Freitas (PT): 39%
- Huggo Leonardo (Missão): 6%
- Jarir Pereira (PSOL): 10%
- Zé Batista (PSTU): 9%
- Serley Leal (UP): 4%
Intenção de voto para 2º turno
A Quaest também testou o cenário de 2º turno entre os candidatos Ciro Gomes e Elmano de Freitas. Confira:
- Ciro Gomes (PSDB): 48% (eram 46% em abril)
- Elmano de Freitas (PT): 35% (eram 35% em abril)
- Indecisos: 10% (eram 8% em abril)
- Branco/nulo/não vai votar: 7% (eram 11% em abril)
Asa Branca News via G1




