A PolÃcia Federal (PF) anunciou, nesta sexta-feira (14), novo concurso público com mil vagas para a área policial, com cargos como agente, escrivão, delegado, papiloscopista e perito criminal. A autorização foi assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e publicada no Diário Oficial da União.
Com a publicação da autorização para o concurso, o prazo para o edital e de até seis meses, a partir de agora. O último concurso da PolÃcia Federal foi realizado em 2011, com 1.500 vagas. Entretanto, o certame perdeu a validade desde 2023.
- Agente de polÃcia – 630 vagas;
- Escrivão de polÃcia – 160 vagas;
- Delegado de polÃcia – 120 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 21 vagas;
- Perito criminal federal – 69 vagas.
Todos os cargos dispostos na autorização possuem como requisito o nÃvel superior, com a previsão de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O candidato também deverá apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para cada cargo, a PolÃcia Federal também estipulou quais formações devem ser apresentadas. As posições de Agente, Escrivão e Papiloscopista, por exemplo, exigem graduação em qualquer área. Enquanto isso, a de Delegado necessita de bacharelado em direito, já a de Perito criminal requer graduação na área especÃfica do cargo.
Além das mil vagas imediatas previstas na portaria, também há previsão para outras mil convocações programadas para 2026. Os candidatos devem ser selecionados a partir do cadastro de reserva.