A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Copia e Cola, na manhã desta quinta-feira (10), e mira suspeitos de desvios de recursos públicos para a saúde. Um dos alvos da operação é o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), que ganhou notoriedade nas redes com vídeos virais sobre projetos da gestão e ficou conhecido como “prefeito tiktoker“.
Segundo a PF, uma organização social (OS) contratada pela Prefeitura de Sorocaba é suspeita de lavagem de dinheiro. Segundo a TV TEM, emissora da TV Globo, pelo menos R$ 600 mil em espécie foram encontrados pelos policiais federais em endereços ligados aos alvos.
A investigação, iniciada em 2022, identificou depósitos em espécie, pagamentos de boletos e compras de imóveis como movimentações suspeitas. A PF determinou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens da OS investigada.
A Prefeitura de Sorocaba foi procurada pela agência Estadão Conteúdo. Quando se manifestar, este conteúdo será atualizado. O prefeito ainda não se manifestou publicamente.