Jovem com neuralgia do trigêmeo é internada para tratamento alternativo à eutanásia


A estudante de Veterinária Carolina Arruda, de 27 anos, que viralizou nas redes sociais, ao compartilhar a rotina com neuralgia do trigêmeo (NT) — distúrbio incurável que provoca dor apontada como a “pior do mundo” — foi internada nessa segunda-feira (8) na Santa Casa de Alfenas, no sul de Minas Gerais, onde será submetida a um tratamento para reduzir as dores. Embora esteja realizando o procedimento, a jovem não descarta a eutanásia em outro país.

“Já estou internada e a proposta é que ele me induza ao sono para ‘reiniciar o meu cérebro’. Vou ficar na UTI e dentro de até 20 dias ele vai avaliar o procedimento a ser feito, podendo ser radiofrequência, bomba de morfina ou a implantação de um eletrodo. O método vai depender da minha resposta”, explicou Carolina, em vídeo.

Carol, como também é chamada, explicou que a fase inicial do tratamento é totalmente custeada pelo SUS. A influenciadora também disse que não tem medo de morrer. “Eu acho que vai ser um processo tranquilo, processo digno e sem sofrimento. Isso que é o mais importante”, afirmou.

O QUE É NEURALGIA DO TRIGÊMEO?

A neuralgia do trigêmeo é comparada a choques elétricos e até a facadas. O trigêmeo é um dos maiores nervos do corpo humano e é sensitivo, ou seja, controla as sensações que se espalham pelo rosto. Ele tem esse nome porque se divide em três ramos:

  • oftálmico;
  • maxilar, que acompanha o maxilar superior;
  • mandibular, que acompanha a mandíbula ou maxilar inferior.

A dor provocada pela condição é incapacitante e impede que a pessoa consiga fazer atividades simples do dia a dia.

 

 

Via Diário do Nordeste

 


Ao vivo

Carregando…


A seguir

Carregando…

schedule