INDEPENDÊNCIA – Município realizou campanha de prevenção ao suicídio – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

INDEPENDÊNCIA – Município realizou campanha de prevenção ao suicídio

 

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, juntamente com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
O Mês de Setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de Setembro é o dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio.
A idéia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública, e sua ocorrência têm aumentado entre jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.
Nesse mês de setembro no município de Independência, a Secretaria de Saúde juntamente com a Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) realizaram ações de prevenção ao suicídio nas Unidades Básicas de Saúde e Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
Nesta manhã 28/09 a Secretaria de Saúde, junto a Atenção Básica e o NASF realizaram o I Encontro de Saúde Mental e Prevenção do Município de Independência.

 

 

Sistema Asa Branca de Comunicação

FONTE: Assessoria de Comunicação PMI