Uma jovem de 27 anos morreu após dar à luz gêmeas, que nasceram mortas, em Sobral, no Norte do Ceará, nessa segunda-feira (16). A mãe, Madalena Marques, estava internada na Santa Casa desde o dia 7 de outubro, após ter complicações na reta final da gestação.
O parto havia sido indicado pelo médico do pré-natal em Guaraciaba do Norte desde o dia 3 de outubro, mas, ao ser transferida para Sobral, a equipe decidiu não prosseguir com a retirada das bebês, conforme familiares. A Delegacia Regional de Sobral abriu inquérito para investigar as mortes.
Uma cesárea foi marcada para a noite dessa segunda-feira, quando Madalena estava “bem e consciente”, segundo o cunhado dela, Francisco Henrique de Sousa. O pai das crianças, Tiago Sousa, foi acompanhar o parto e presenciou o nascimento das filhas, já mortas. Ele foi retirado da sala de parto e depois a família não soube mais notícias da jovem.
Madalena faleceu por volta das 21h45, mas eles só tomaram conhecimento do fato na manhã desta terça-feira (17), mediante ligação da assistência social da Santa Casa de Sobral. Sobre isso, o hospital informou que tentou contato com os familiares após o falecimento, mas diz que “não obtiveram sucesso”.
‘DESCOLAMENTO PREMATURO DA PLACENTA’
Em nota de esclarecimento, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SMS) confirma que as bebês estavam com batimentos normais antes do parto, mas conta que houve um descolamento prematuro da placenta, “o que é imprevisível e pode ser perigoso”, alegou. “Durante a cesariana, infelizmente, foi constatado o óbito das gêmeas”.
A condição é também grave para a mãe, pois, segundo a unidade há um “risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos que podem causar problemas respiratórios e choque obstrutivo. Infelizmente, isso levou à perda da paciente”.
Ainda segundo a Santa Casa, a equipe médica constatou uma “suspeita de compartilhamento de uma placenta e duas bolsas, e com um dos bebês mostrando sinais de crescimento abaixo do esperado para a idade gestacional”.
“A Santa Casa de Misericórdia de Sobral se solidariza com a dor dos familiares e amigos neste momento difícil, e ressalta que tomou todas as medidas necessárias para preservar a vida da paciente e dos fetos”, diz nota.