Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi confirmado o início da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza para a próxima quarta-feira (20), de acordo com o prefeito Sarto Nogueira. O gestor afirma que a cidade está preparada para receber as doses do imunizante.
Confira abaixo as informações já divulgadas sobre a vacinação no Estado do Ceará:
Datas
Os imunizantes começarão a ser aplicados em pessoas que integram os grupos prioritários a partir do dia 20 de janeiro, em Fortaleza. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou que o lote de vacinas para o Ceará será enviado nesta segunda-feira (18), às 7 horas, para o Estado. Nas redes sociais, o petista informou que viaja neste domingo para São Paulo, onde acompanhará presencialmente o envio das doses do imunizante.
Neste domingo, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira brasileira a ser imunizada no País foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos.
Doses
Entre as opções disponíveis, o Governo do Ceará já fechou um acordo com a Fundação Butantan para o fornecimento de 2 milhões de doses da vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, chamada de CoronaVac, ao Estado, com as primeiras remessas chegando a partir de janeiro.
Segundo o acordo, há possibilidade de entrega de 1,22 milhão de doses até fevereiro, com maior volume a partir de maio.
Grupos prioritários
Após a atualização do plano de imunização no Ceará, feito pela Secretaria da Saúde (Sesa), foram definidos os seguintes grupos prioritários:
- 1ª fase
Trabalhadores da saúde: 182.907 pessoas
Idosos acima de 75 anos de idade: 269.964 pessoas
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência: 115.978 pessoas
População indígena: 26.903 pessoas - 2ª fase
População de 60 a 74 anos: 538.785 pessoas - 3ª fase
População com Comorbidades: 415.155 pessoas - Demais fases
Outros grupos: 1.062.093 pessoas
Seringas
De acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde (Sesa), Magda Almeida, serão compradas ao todo mais de 17 milhões de seringas de 1ml e 3ml com agulha 25×7 para vacinação contra Covid-19.
Em entrevista ao Sistema Verdes Mares neste mês, o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins – o Doutor Cabeto – informou que o Estado tem “8 milhões de seringas, com agulhas compatíveis pra fazer vacinação de qualquer tipo de vacina que chegue ao Ceará”.
Refrigeradores
A Universidade Federal do Ceará (UFC) ofereceu oito freezers de alta potência para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Os freezers pertencem à Faculdade de Medicina, e podem conservar cerca de 53 milhões de doses a uma temperatura de 70 graus negativos.
“Os refrigeradores estão sendo todos renovados para que a gente possa fazer a estocagem dessas vacinas”, acrescenta dr. Cabeto.
Tipos de vacina
De acordo com o governador Camilo Santana, o Ceará também deve receber lotes da vacina do laboratório da AstraZeneca/Fiocruz. “A previsão é que no primeiro semestre o Ceará receba 1,7 milhão da AstraZeneca”, afirmou, em dezembro.
Distribuição e locais
A Capital cearense será um dos Centros de Distribuição da vacina contra a Covid-19 no Nordeste, ao lado de Recife e de Salvador. A informação foi repassada pelo prefeito eleito Sarto Nogueira, também em dezembro.
Já na perspectiva da imunização, alguns dos locais estipulados para receber a população que irá se vacinar contra a Covid incluem o Centro de Eventos, o estádio Presidente Vargas, a Arena Castelão, o Ginásio Paulo Sarasate e o Centro de Formação Olímpica (CFO), todos em Fortaleza.
Sistema Asa Branca de Comunicação
Fonte: DN