Uma chuva forte com raios e trovões registrada desde a madrugada desta quarta-feira (17) causou alagamentos de vias, quedas de árvores e engarrafamentos em Fortaleza. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 8h30, choveu em 67 municípios do Ceará.
Na capital cearense, o órgão registrou 29,4 milímetros de chuva no posto Messejana. As maiores precipitações do Estado, segundo a Funceme, ocorreram nas cidades de Coreaú (52 mm), Martinópole (46 mm) e Massapê (38,4 mm).
Alagamentos
Cruzamento da Avenida do Imperador com a Rua Castro e Silva, no Centro, fica alagado durante chuva em Fortaleza. — Foto: Brenda Albuquerque/ SVM
A precipitação causou vários pontos de alagamento na cidade, entre eles está o cruzamento da Avenida do Imperador com a Rua Castro e Silva, no Centro. Conforme uma moradora da região, o problema é antigo e sempre que chove a água invade os comércios e as residências da região.
No Conjunto Nova Assunção, no Bairro Vila Velha, a água da chuva também alagou as vias e inundou algumas casas. Entre elas está a residência de Kléber, que acordou com a água na garagem do imóvel. “Só não passou para os outros cômodos porque coloquei tábuas para impedir a passagem da água”, disse o morador.
O mesmo cenário foi registrado na Travessa Jovena Veríssimo, no Conjunto Filomena, no Bairro Vila Velha. A situação na região é agravada devido à travessa não ser asfaltada, o que forma um acúmulo de lama na área.
Já no Bairro Papicu, houve alagamento no túnel da Avenida Alberto Sá. Um motorista que passou pelo local afirma que a água acumulada na via estava sendo retirada por caminhões-pipa.
Queda de árvores
Árvore cai e bloqueia trecho da Avenida do Imperador, no Centro de Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal
Pelos menos duas quedas de árvores ocorreram na cidade. O primeiro caso foi registrado na Rua Doutor Atualpa Barbosa Lima, no Bairro Ellery, por volta das 3 horas. Um morador do local relata que a planta foi atingida por um raio.