O trabalho das categorias de base do Ceará está no rol dos principais destaques do Brasil e chamou atenção no exterior. O Diário do Nordeste apurou que o clube cearense recebeu uma visita na Cidade Vozão, em Itaitinga, de um dos observadores do Fulham, da 1ª divisão da Inglaterra.
O interesse partiu após um mapeamento inglês do mercado de nomes revelados pela equipe alvinegra na Europa, como os atacantes Arthur Cabral, da Fiorentina-ITA, e também Rick, do Ludogorets-BUL.
No encontro, o membro do Fulham conheceu a estrutura, a metodologia e sondou a situação de jovens do Sub-20. As partes mantiveram contato e avaliam a possibilidade de uma parceria, que poderia envolver o intercâmbio de atletas do Ceará para o clube inglês – rendendo transações.
Vale ressaltar que o Fulham é uma das equipes da Inglaterra que mais observa o mercado brasileiro. No time principal, por exemplo, tem o meia Andreas Pereira, ex-Flamengo, e o atacante Willian, ex-Corinthians. Em 2021, comprou o centroavante Rodrigo Muniz, da base do Flamengo, por R$ 50 milhões.
Dentre as visitas, o Ceará também recebeu ‘olheiros’ do Coria, da 2ª divisão da Espanha. É fato: ao revelar nomes de alto nível, a base abriu as portas para a Europa, valorizou as crias da Cidade Vozão e ganhou mais relevância no mercado, o que gerou retorno com vendas milionárias.