Nove garimpeiros são presos em operação da PF no Mato Grosso


A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quarta-feira (28) a operação Mina Bananal, cujo objetivo é a realização da desocupação de garimpo ilegal instalado próximo à Reserva Ecológica do Bananal, situada na zona rural de Pontes e Lacerda (MT). Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo ilegal.

“Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos em flagrante pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa”, diz a PF em comunicado. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres.

Além da desocupação da área atingida pelos garimpeiros, foram inutilizados instrumentos e maquinários empregados na atividade de extração ilegal de ouro, tais como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos e dois galões de 50 litros de diesel, dois geradores à combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais. Houve ainda a apreensão de três motocicletas e uma antena starlink.

“Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar essa organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro. O possível envolvimento de proprietários rurais da região também será objeto das investigações”, finaliza o órgão.

 

 

 

 

Via Portal R7


Ao vivo

Carregando…


A seguir

Carregando…

schedule