Volume de chuva no Ceará fica 15 % abaixo da média histórica, diz Funceme – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

Volume de chuva no Ceará fica 15 % abaixo da média histórica, diz Funceme

As chuvas registradas no Ceará na quadra chuvosa deste ano, que ocorre entre fevereiro e maio, ficaram 15,4% abaixo da média histórica. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“Quando a gente olha o estado do Ceará como um todo, de janeiro até agora, as precipitações ficaram abaixo da média”, afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Eduardo Sávio explicou que boa parte do território cearense registrou chuvas abaixo da média durante os quatro meses. O trimestre fevereiro até abril teve desvio negativo de 13,8% durante a estação.

Situação hidrográfica crítica

De acordo com presidente da Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio, o Ceará conseguiu encerrar o período de chuvas com um volume hídrico acumulado igual a 30%. O número para a Cogerh é considerado preocupante o que coloca a situação como crítica.

“Estamos em uma condição de apenas 30% de nossas reservas. Ano passado nesta mesma data nós estávamos com 34%. Isso mostra que estamos com a capacidade com um pouquinho a menos. Tivemos uma distribuição para as 12 bacias hidrográficas uma recarda bem abaixa da média histórica. Isso nos deixa em situação de alerta.

Sistema Asa Branca de Comunicação

FONTE: G1CE