O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido do TRE do Ceará de envio de tropas federais para reforçar a segurança do segundo das Eleições 2018. Os militares atuarão em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
Em todo o Brasil, outros 352 municípios nos Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Tocantins vão receber o suporte.
No Ceará, o reforço será feito nas mesmas cidades em que atuaram as tropas no 1° turno. Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral atendem ao critério objetivo definido pelo TRE, por possuírem mais de 100 mil eleitores. O governador do Ceará, Camilo Santana, considerou “prudente e adequado” o pedido.
Tensão nacional
Integrantes da cúpula das Forças Armadas já demonstraram preocupação com a possibilidade de o clima de beligerância se agravar no país após a eleição.
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, comandantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e outros nomes de alta patente militar têm conversado sobre o receio de que grupos radicais, de ambos os lados, pratiquem ator de violência após o 2° turno.
Eles defendem que o próximo presidente faça da conciliação nacional prioridade após a votação no domingo (28).
Sistema Asa Branca de Comunicação
FONTE: Tribuna do Ceará