Em busca de sequência positiva na temporada, o Ceará encara o Sport, às 20h, desta quarta (15), em duelo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico nordestino coloca de frente equipes que vivem situações diferentes na tabela de classificação, na Ilha do Retiro, em Recife, Pernambuco. O Leão da Ilha tem uma decisão na busca contra o rebaixamento, já o Vozão quer colar no G-8.
O Sport vem de derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG, em partida atrasada do Brasileirão. O confronto, que aconteceu em Minas Gerais, deixou o time de Daniel Paulista em situação ainda mais delicada na lanterna, com 16 pontos somados em 26 partidas até aqui. Apesar de jogar em casa, as torcidas organizadas do rubro-negro prometem boicote depois da diretoria “vender” o mando de campo no duelo contra o Flamengo.
ONDE ASSISTIR
O confronto terá transmissão, com imagens, do Premiere. A rádio Verdinha FM 92.5 e o YouTube do Jogada também destacam o duelo. Você também pode acompanhar pelo Tempo Real do Diário do Nordeste.
VOZÃO COM BAIXAS
O técnico Léo Condé tem duas baixas de titulares para o confronto. O zagueiro Marcos Victor e o volante Dieguinho não embarcaram para Recife e estão entregues ao departamento médico. O defensor trata fascite plantar, enquanto o camisa 20 sentiu desconforto na panturrilha no duelo contra o Santos. Ao todo, 23 jogadores foram relacionados para o duelo nordestino pela Série A.
O Ceará não tem baixas por suspensão, mas conta com uma lista de seis “pendurados”. Bruno Ferreira, Marllon, Rafael Ramos, Lourenço, Pedro Henrique e Galeano são peças que somam dois cartões amarelos e precisam ter cautela para não ficarem de fora do duelo contra o Atlético-MG.
Titular contra o Santos, Lucas Mugni espera mais uma oportunidade na equipe titular. O meia argentino que marcou na vitória por 3 a 0, na rodada passada, é o “garçom” do time na temporada, com nove assistências ao longo do ano. Ex-atleta do Sport, o camisa 10 entende bem da atmosfera na Ilha do Retiro.
“Vai ser um jogo muito difícil e, enquanto a gente, acho que é o que estamos fazendo durante o ano todo que é tomando cada jogo como uma final. Alguns nós conseguimos vencer, conseguimos jogar bem, outros nem tanto, mas passou o jogo, a gente mudava de novo nossa mentalidade e focava no próximo jogo. A gente teve essa semana que foi atípica, porque foram uns 10 dias que a gente treinou, foi muito bom e a gente treinou bem e acho que chegamos muito bem preparados”, destaca Mugni.
Ao lado do Corinthians, o Alvinegro de Porangabuçu tem o 8º melhor aproveitamento como visitante no Brasileirão (33,3%). Em 13 duelos até aqui, a equipe conseguiu 3 vitórias, 4 empates e sofreu 6 derrotas. O Vovô bateu Fortaleza, Cruzeiro e São Paulo na competição.
LEÃO DA ILHA NA PRESSÃO
Para o duelo desta noite, o Sport tem baixas na zaga e no meio-campo. O zagueiro Ramon Menezes e o volante Christian Rivera estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Outro desfalque certo fica por conta do meia-atacante Hyoran, que trata lesão na coxa. Além da derrota em Belo Horizonte, o duelo com o Galo Mineiro trouxe ainda a dúvida na lateral-direita, já que Aderlan também sentiu desconforto.
Defesa ruim e ataque pior. O Leão da Ilha detém o pior setor ofensivo no Brasileirão, com apenas 20 gols marcados em 26 partidas disputadas até aqui. Derik Lacerda é o artilheiro da equipe na Série A, com cinco gols marcados, seguido por Lucas Lima, que tem quatro. Barletta e Romarinho, ex-Ceará e Fortaleza, respectivamente, somam duas bolas na rede cada.
Dentro de casa, o Sport tenta sua terceira vitória no Brasileirão. Os únicos adversários que o Leão bateu foram Corinthians e Grêmio em 26 partidas realizadas. O time de Daniel Paulista somou apenas 9 pontos em 36 disputados no Recife. Em 12 duelos, a equipe tem apenas um triunfo, seis empates e cinco derrotas, o que deixa um aproveitamento na casa de 25% como mandante na Série A.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Sport: Gabriel; Aderlan, Rafael Thyere, João Silva e Luan Cândido; Pedro Augusto, Zé Lucas e Lucas Lima; Romarinho, Matheusinho e Derik. Técnico: Daniel Paulista.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
FICHA TÉCNICA | SPORT X CEARÁ
Local: Ilha do Retiro, em Recife-PE
Data: 15/10/25 (quarta-feira)
Horário: 20h (Horário de Brasília)
Árbitra: Sávio Pereira Sampaio (DF)