Do outro lado, Enderson Moreira também chega confiante na virada da sua equipe com o apoio do torcedor. O rubro-negro pernambucano poupou os titulares na estreia do time na Série B, quando ficou no 0 a 0 com o Novorizontino-SP, no estádio Jorge Ismael de Biasi. O Leão da Ilha tenta reverter retrospecto contra o Ceará na temporada.
RETROSPECTO DO CONFRONTO
Pela Copa do Nordeste, as duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades, com o Vozão levando a melhor nos dois jogos. Dos sete gols sofridos pelo Leão da Ilha na competição, cinco foram para o Ceará. Além do triunfo por 2 a 1, na final de ida do regional, o Alvinegro tinha superado o adversário na fase de grupos por 3 a 2, no PV.
O equilíbrio marca o duelo entre Ceará e Sport ao longo da historia. Foram 40 partidas entre as equipes, com 16 vitórias dos rubros-negros, contra 14 triunfos dos alvinegros, além de 10 empates. Nas partidas em Pernambuco, o Leão venceu 12 confrontos dos 18 realizados, soma-se ainda 3 vitórias do Ceará e 3 empates.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Sport: Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Edinho, Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Ceará: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga; Richardson, Arthur Rezende e Guilherme Castilho; Erick, Janderson e Vitor Gabriel. Técnico: Eduardo Barroca.
HEGEMONIA DO REGIONAL
As duas equipes já protagonizaram a final da Copa do Nordeste em 2014. Na ocasião, o rubro-negro levantou seu terceiro e último título da competição. De lá para cá, muitas coisas mudaram, dentro e fora de campo. Ceará e Sport serão adversários pela Série B neste ano.
O Leão da Ilha chega para sua sétima final e de olho no tetracampeonato regional. Além do título sobre o Ceará, há nove anos, o clube pernambucano possui os troféus de 1994, conquistado sobre o CRB, e 2000, diante do Vitória. O rubro-negro já foi vice em 2001 e 2017, para o Bahia e, em 2022, para o Fortaleza.
DÚVIDAS E DESFALQUES
Com o retorno aos treinos com bola, o volante Caíque Gonçalves viajou com o grupo e é uma opção para Eduardo Barroca. O atleta trata lesão no joelho e desfalcou a equipe nos três últimos jogos do ano. Sem ritmo de jogo, o atleta deve iniciar no banco de reservas, com a titularidade na volância formada por Richardson e Arthur Rezende.
Um retorno ao time de Porangabuçu é a do zagueiro Tiago Pagnussat, que cumpriu suspensão contra o ABC, pela terceira rodada na Série B. Na Ilha do Retiro, o defensor deve fazer dupla com Luiz Otávio na defesa do Ceará.