O Fortaleza não conseguiu superar o Figueirense e ficou no empate de 2 a 2, na noite desta terça-feira, 4, no Castelão. Com o resultado, o líder Tricolor viu a diferença para o vice-líder diminuir de seis para quatro pontos e para o 5º colocado de 11 para a sete. O clube do Pici saiu prejudicado ao ter um gol mal anulado.
O Leão esteve duas vezes à frente no placar, mas não foi eficiente no sistema defensivo para segurar o triunfo. No 1º tempo, Felipe abriu o placar. Pouco tempo depois, o Figueira empatou com gol do zagueiro Nogueira. Na 2ª etapa, Dodô colocou o Fortaleza na vantagem após cobrança de falta. Entretanto, o centroavante Elton, ex-Ceará, deixou tudo igual.
A rodada não ajudou a equipe do Pici. Os adversários diretos do Tricolor na parte de cima venceram: CSA (2º – 43 pontos), Goiás (3º – 42 pontos), Avaí (42 pontos) e Atlético-GO (5º – 40 pontos). Já o Figueirense manteve a 6ª posição somando mais um ponto.
O time comandado por Rogério Ceni volta a campo no próximo sábado, 8, contra outro catarinense: o Criciúma, no Heriberto Hulse. O Figueira enfrenta o CSA, no mesmo dia, no Alfredo Jaconi.
Os selecionados de Rogério Ceni iniciaram a partida na pressão, embalados pelos torcedores presentes no Castelão. Enquanto o Tricolor tinha a proposta de controlar o jogo com a maior posse de bola, o Figueira esperava o adversário no campo defensivo para sair em velocidade no contra-ataque e buscava o jogo aéreo. Com mais volume nas jogadas ofensivas, o Leão explorava Marcinho pelo lado esquerdo, que dava trabalho aos defensores dos catarinenses.
O camisa 7 só era parado com falta. Numa delas saiu o gol de Felipe em jogada ensaiada, aos 23 minutos. Mas não deu nem tempo de comemorar porque o zagueiro do Alvinegro, Nogueira, empatou de cabeça após escanteio, aos 28 minutos.
O Figueirense quase amplia com Ferrareis após bobeada de Adalberto, mas Marcelo Boeck salvou o time. O panorama da partida seguiu o mesmo, com o Fortaleza tendo a posse de bola e o Furacão explorando os contragolpes. Aos 34 minutos, Jean Patrick acertou um chutaço de fora da área, Denis deu rebote e Dodô marcou, porém o árbitro apitou o impedimento depois que o bandeirinha assinalou a irregularidade de forma equivocada. O meia do Leão estava completamente em condição legal.
Na etapa final do jogo, Rogério Ceni deixou o Fortaleza ainda mais ofensivo com a entrada de Romarinho no lugar de Jean Patrick. Desta forma, o Leão encurralou o adversário no campo de defesa. Marcinho seguiu buscando jogadas rápidas e foi derrubado na entrada da área do Figueira, e o árbitro marcou a falta. Aos 10 minutos, Dodô cobrou direto, a bola bateu na trave e tocou nas costas do zagueiro Matheus Sales, acabando no fundo das redes.
Mesmo após voltar a ficar atrás no placar, o Figueira não mudou a postura. O time de Florianópolis continuou apostando no contra-ataque e na bola aérea. Aos 19 minutos, Cleberson quase marca de cabeça. Na sequência, aos 21 minutos, o centroavante Elton empatou ao completar o cruzamento rasteiro para o fundo das redes, dando números finais ao duelo.
Depois do empate, o Fortaleza seguiu pressionando até o final, mas não conseguiu empatar. Aos 31 minutos e aos 47 minutos, Marcinho teve a chance de dar a vitória para o Tricolor, porém desperdiçou.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2×2 Figueirense
Local: Arena Castelão
Data: 4/9/2018
Horário: 21h30min
Árbitro: Ronei Candido Alves (MG)
Assistentes: Magno Arantes Lira (MG) e Luiz Antonio Barbosa (MG)
Cartões amarelos: Nogueira, Elton, Patrick e Jussani
Público pagante: 14.264 (+ 845 não pagantes)
Público total: 15.109
Renda: R$ 93.438,00
Fortaleza (4-3-3): Boeck; Tinga, Jussani, Ligger e Adalberto (Roger Carvalho); Felipe, Jean Patrick (Romarinho) e Dodô; Marlon (Derley), Gustavo e Marcinho. Técnico: Rogério Ceni
Figueirense (4-3-2-1): Denis; Matheus Ribeiro (Patrick), Nogueira, Cleberson e Diego Renan; Pereira, Matheus Sales e Lucas Marques; Renan Mota (Felipe Amorim) e Ferrareis; Elton (Henrique Trevisan). Técnico:Milton Cruz
Sistema Asa Branca de Comunicação
FONTE: O Povo