Cerca de 15.700 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 no Ceará. Até esta terça-feira (13), 232.106 pessoas tomaram a primeira dose da Coronavac. Considerando que o Ceará começou a vacinar no dia 18 de janeiro, os faltosos deveriam ter recebido a segunda dose até o dia 10 de abril. Os dados são do Ministério da Saúde.
Tanto a vacina CoronaVac, como a Oxford/AstraZeneca, que são as duas que estão sendo usadas no país, devem ser aplicadas em duas doses em cada pessoa para garantir a imunidade. O imunizante produzido no Brasil pelo Instituto Butantan tem um intervalo de 28 dias entre as duas doses. Já a Astrazeneca tem um intervalo de três meses e a aplicação da segunda dose só deve começar a partir da próxima semana.
Conforme o Ministério da Saúde, a taxa de abandono no Ceará é de 8,5%, sendo a 6ª menor do Brasil e a 3ª menor do Nordeste. Apesar disso, a situação ainda é muito preocupante e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recomenda que os municípios busquem essas pessoas para tomar a segunda dose.
Entre os motivos para o não comparecimento para a segunda dose da vacina, estão a apresentação de sintomas de síndrome gripal, o que impede a aplicação da vacina; falecimento por causas diversas durante o intervalo entre as duas doses e esquecimento por parte da pessoa que deveria receber o imunizante.
Sistema Asa Branca Comunicação
FONTE: G1 CE