Primeiro lote com vacinas da Janssen chega ao Brasil com 1,5 milhão de doses – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

Primeiro lote com vacinas da Janssen chega ao Brasil com 1,5 milhão de doses

Primeiro lote das vacinas da Janssen chega ao Brasil com 1,5 milhão de doses. O avião com a carga chegou na manhã desta terça-feira, 22, ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As informações são do portal G1.

A previsão inicial era que o País recebesse 3 milhões de doses até 15 de junho, mas não foi confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivo. Em entrevista, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses serão direcionadas a algum grupo específico.

Diferente de outros imunizantes, a vacina da Janssen  é aplicada em dose única. As vacinas da Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford requerem duas doses para completar o ciclo de imunização da população.

No Ceará, segundo o governador do Ceará Camilo Santana (PT), a distribuição de 120.200 doses de vacinas da Janssen, em parceria com a farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson, será feita para os 184 municípios cearenses aplicarem na população geral entre 30 e 44 anos.

Segundo a Janssen Brasil em resposta ao O POVO, os estudos apontam que a vacina apresenta eficácia de 85% para casos graves e 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid-19, em 14 dias a 28 dias após a vacinação. Os testes demonstraram resultados positivos sobre a proteção contra a forma severa da doença em diferentes regiões, idades e variantes múltiplas do vírus, incluindo a SARS-CoV-2 da linhagem B.1.351 observada na África do Sul.

A vacina pode ser armazenada por até dois anos em temperatura de -20°C, e até três meses em temperatura entre 2ºC e 8°C. Assim, o imunizante pode ser distribuído de acordo com a infraestrutura e logística de cadeia fria de distribuição já existentes para outros medicamentos e vacinas.

 

 

 

 

Sistema Asa Branca de Comunicação

FONTE: O POVO