Depois de vencer na estreia do estadual, o Vozão vira a página para a primeira rodada da Copa do Nordeste. O Ceará enfrenta o Náutico, nesta quarta-feira (22), às 21h30, pela competição regional. Enquanto o Vozão tem três títulos do torneio, o Timbu busca levantar a taça pela primeira vez e, para isso, conta com o apoio do seu torcedor no primeiro jogo. O confronto acontece no estádio dos Aflitos, em Recife, capital pernambucana.
Enquanto o vozão tem o segundo teste pela frente, o Náutico já entrou em campo três vezes pelo Campeonato Pernambucano, com uma vitória sobre Jaguar, um empate contra o Petrolina e uma derrota para o Central, no último final de semana. Apesar de ser começo de temporada, a equipe chega sob desconfiança dos torcedores alvirrubros. Sob comando de Marquinhos Santos, que já passou por Fortaleza e Ceará, o time pernambucano tem a Série C como principal disputa do ano, além de Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
ONDE ASSISTIR
O confronto terá transmissão do Premiere, além da rádio Verdinha FM 92.5 e do YouTube do Jogada. Você também pode acompanhar pelo Tempo Real do Diário do Nordeste.
CARAS NOVAS NO VOVÔ
Na estreia da temporada contra o Tirol, pela primeira rodada do Cearense, Léo Condé utilizou 9 das 12 contratações feitas para o ano. Ficaram de fora apenas os zagueiros Willian Machado e Éder, além do atacante Bruno Tubarão, que está na reta final de recuperação de lesão. Os primeiros 90 minutos de 2025 foi tempo para o comandante alvinegro avaliar as peças e traçar mexidas para o confronto diante do Náutico.
Entre os titulares, o treinador deu oportunidades de cara para Keiller, Marllon, Nícolas, Fernando Sobral, Pedro Henrique e Galeano. Com a lesão de Rafael Ramos ainda no começo do duelo, Dieguinho foi colocado para jogo. Além dele, Fernandinho e Matheus Araújo entraram na segunda etapa e tiveram minutos em campo com a camisa do Ceará.
“Acho que tivemos uma performance coletiva bem positiva, na fase ofensiva do jogo nos alternamos entre coletivo e individual. Individualmente tivemos muitas estreias, dos 10 de linha, cinco estavam estreando e logo machucou o Rafael. Acabou mudando bastante a estrutura da equipe em relação ao ano passado. Acho que temos uma margem boa para crescimento durante a temporada, são jogadores com características diferentes e a gente, no dia a dia, vai tentar explorar a melhor característica de cada um” destacou Condé.
COMO CHEGA O TIMBU
Para o duelo nos Aflitos, o time espera contar com Paulo Sérgio, que ficou de fora dos três primeiros confrontos de 2025 devido a um desconforto muscular. Com 16 gols marcados em 33 jogos, o atacante foi o artilheiro da equipe no ano passado. O jogador vestiu a camisa do Fortaleza em 2017.
O Náutico começou sua temporada no dia 11, quando ficou no empate contra o Petrolina. Depois disso, o alvirrubro conquistou um vitória e uma derrota. Ainda no começo do ano, Marquinhos Santos ressaltou a maneira que o clube irá encarar as competições no primeiro semestre.
“O Náutico é grande e precisa brigar por todas. Vamos sempre colocar o que há de melhor, respeitando a história e o torcedor. A equipe está evoluindo fisicamente, tecnicamente e taticamente, e acredito que estaremos prontos para competir em alto nível”, avalia Marquinhos Santos.
Além de Paulo Sérgio, outros “velhos conhecidos” do futebol cearense são Auremir, que atuou no Leão e no Vozão, Marco Antônio e Hélio Borges, atletas que passaram pela base do Ceará.
BAIXAS NO VOVÔ
Para o confronto no estádio dos Aflitos, o Ceará não conta ainda com Bruno Tubarão e João Victor, que tratam suas lesões no Centro de Saúde e Performance (Cesp). Outro nome que foi acrescentado depois da partida contra o Tirol foi o lateral-direito Rafael Ramos, que sentiu uma entorse no tornozelo no começo do duelo.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Ceará: Keiller; Dieguinho, Marllon, Ramon Menezes e Nícolas; Richardson, Fernando Sobral e Lucas Mugni; Pedro Henrique, Galeano e Aylon. Técnico: Léo Condé.
FICHA TÉCNICA | NÁUTICO X CEARÁ
Local: estádio dos Aflitos, em Recife-PE
Data: 22/01/24 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Emerson Souza Silva (BA)
Assistente 1: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
Assistente 2: Patrícia dos Reis do Nascimento (BA)
Quarto Árbitro: Maximiano Fagundes de Assunção (PE)
Via DN