Chuvas foram registradas em mais de 80 municípios do Ceará entre as 7 horas dessa quarta-feira, 8, e o mesmo horário desta quinta, 9. Até as 9h40min, foram 87 municípios com registros. Em Fortaleza, durante a madrugada, houve precipitação que somou 1,5 milímetros (mm). As maiores chuvas estiveram concentradas em outras regiões do Estado, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dois maiores registros são dos postos de Iracema, na região Jaguaribana, com 64 mm, e Ipueiras, na Região da Ibiapaba, com 48,3 mm. A Funceme já havia previsto condições favoráveis às chuvas, após uma trégua nos dois primeiros dias desta semana.
Considerando o intervalo entre fevereiro e maio, apesar da redução das precipitações, as chuvas encontram-se dentro da média da quadra chuvosa cearense.
Devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que voltou a ficar mais próxima da costa norte do Estado, nuvens são observadas sobre o território cearense. Mesmo apresentando condições mais úmidas, na região sul do Ceará, a previsão aponta um perfil mais seco a partir desta sexta-feira, 10.
Confira abaixo as 10 maiores chuvas medidas pela Funceme entre a quarta, 8, e esta quinta, 9, no Ceará.
Iracema (Posto: Iracema): 64 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras): 48.3 mm
Ararendá (Posto: Lagoa de Santo Antônio): 37 mm
Forquilha (Posto: Forquilha): 30 mm
Granja (Posto: Sambaiba): 29.8 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim): 29 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina): 28.5 mm
Jaguaribe (Posto: Brum): 28.2 mm
Ararendá (Posto: Ararendá): 28 mm
Ipueiras (Posto: Matriz): 27.4 mm
Sistema Asa Branca de Comunicação
FONTE: O POVO