Na noite do último sábado, 27, chegou ao Ceará a terceira carga de equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, foram 300 novos respiradores. Os aparelhos serão utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública, principalmente em cidades do Interior onde a pandemia apresenta crescimento de novos casos neste momento.
Os equipamentos serão distribuídos para diversos municípios, como Aracati, Canindé, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Missão Velha, Crateús, Tianguá, Ubajara, Itapipoca, Caucaia. Os hospitais regionais do Sertão Central (HRSC), Norte (HRN) e Cariri (HRC) terão seus leitos de UTI ampliados em 30, cada.
Segundo o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, os municípios que possuem unidades de saúde melhor estruturadas receberão mais equipamentos novos, em afirmação ao Sistema Verdes Mares, na manhã de hoje, 29: “Algumas cidades se prepararam [para receber os respiradores] e essas que têm maior preparo vão receber em maior número. Nós distribuímos de uma forma adequada e estabelecemos critérios de prioridade e critérios de gravidade.”
Até o dia 07 de julho, conforme Cabeto, a previsão é de que cheguem os 200 respiradores que faltam dos 700 encomendados da China.
Sistema Asa Branca de Comunicação via Repórter Ceará