Irã nega que tenha atacado território de Israel após anúncio de cessar-fogo


Exército iraniano desmentiu, nesta terça-feira (24), que tenha lançado mísseis contra o território israelense “ao longo das últimas horas”, como havia denunciado Israel após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um cessar-fogo entre os países. O norte-americano, porém, já reconheceu que tanto Irã quanto Israel descumpriram o acordo e voltaram a se atacar.

Logo depois, o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, reafirmou que Teerã havia realizado o ataque e afirmou, na ocasião, que seu país responderia com força à “violação do cessar-fogo”.

No entanto, no início desta terça-feira, o Irã negou que tenha lançado os mísseis nas últimas horas e acusou Israel de ter executado ataques em território iraniano durante esta manhã, ou seja, após o anúncio da suspensão da guerra.

O Conselho de Segurança Nacional iraniano afirmou que o país “forçou” Israel a “cessar unilateralmente” a guerra, mas advertiu que continua “em alerta” e pronto para “responder a qualquer agressão”, apesar do cessar-fogo anunciado pelos Estados Unidos.

Anúncios e questionamentos sobre cessar-fogo

Na segunda-feira, Israel foi o primeiro a aceitar oficialmente o cessar-fogo de Trump, ao anunciar que cumpriu seus objetivos de guerra, com a eliminação da dupla ameaça nuclear e de mísseis do Irã, mas com a advertência de que reagiria com firmeza em caso de violação da trégua pelos iranianos.

Durante as horas que antecederam o início da trégua anunciada por Trump, o Irã lançou várias ondas de mísseis contra o território israelense, o que provocou a ativação do alerta antiaéreo em Tel Aviv e outros pontos do norte e do sul do país.

O Magen David Adom, o equivalente à Cruz Vermelha em Israel, informou que um projétil atingiu um edifício residencial na cidade de Beersheva, no sul, onde foram registradas quatro mortes.

Trump se manifesta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repreendeu Irã e Israel pela violação do acordo de cessar-fogo e afirmou que estava “realmente descontente“, em particular com Israel.

Os dois países estão “lutando tanto e com tanta intensidade que não sabem que p* estão fazendo, vocês entendem isso?”, afirmou o presidente americano à imprensa na Casa Branca.

 

 

Via Diário do Nordeste


Ao vivo

Carregando…


A seguir

Carregando…

schedule