Uma ocorrência de extrema gravidade foi registrada por volta das 19h20 desta terça-feira, 29, no Distrito de Monte Nebo, zona rural do município de Crateús. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS/Crateús) recebeu denúncia de que um homem estaria mantendo sua própria filha, uma criança de apenas 1 ano e 6 meses de idade, como refém dentro da residência.
Quatro viaturas da Força Tática comandadas pelo Capitão Erivaldo foram acionadas e se dirigiram ao local. Ao chegarem, os policiais constataram que o homem, identificado como Gerardo Leite de Saboia Neto, 39 anos, Filho de Maria Geranilda Soares de Ximenes, desocupado, nascido em 19/07/84, residente em Monte Nebo, estava trancado dentro da casa com a criança. Ele se negava a se render e a liberar a filha, iniciando um período tenso de negociação com os agentes.
Segundo relatos dos policiais, o homem alternava entre dizer que estava sendo ameaçado por uma facção criminosa e que precisava proteger a criança, e em outros momentos afirmava que iria matá-la. Ele estava armado com um punhal e um facão. possivelmente sob efeito de algumas substância.
A situação se agravou quando o acusado entrou repentinamente no quarto da casa, afirmando que mataria a filha. Em um dos momentos, ele acabou ferindo a criança com um golpe de arma branca na região do abdômen. Diante do risco iminente, os policiais invadiram o imóvel e efetuaram disparos contra o agressor, que foi atingido na região do tórax.
A criança, identificada como Gerlanne Leite de Saboia, Filha de Lauanne Mariano Soares e Gerardo Leite de Sabóia Neto, nascida em 09/01/2024, foi socorrida de imediato e levada ao Hospital São Lucas, em Crateús. Apesar do ferimento, o estado de saúde inspira cuidados pois teve o pulmão perfurado. A criança passará por uma drenagem no pulmão e deverá ser transferida para a cidade de Sobral, onde passará por avaliação com um especialista.
Gerardo foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e foi à óbito à caminho do hospital em Novo Oriente. O corpo foi encaminhado ao núcleo da Perícia Forense de Crateús.
O acusado já possuía diversas passagens pela polícia, incluindo episódios anteriores de violência. Ele era inclusive suspeito de ser mandante do assassinato do próprio tio e, em outro caso, havia mantido uma de suas filhas como refém.
Na delegacia de Polícia Civil, os policiais apresentaram a ocorrência, juntamente com as duas armas brancas apreendidas.
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil. A ocorrência causou grande repercussão na comunidade de Monte Nebo.
Via Diário do Nordeste