Um homem foi preso, nesse domingo (1º), dentro do desembarque do aeroporto internacional de Mumbai, na Índia, após ser flagrado transportando ilegalmente dezenas de répteis raros e perigosos, incluindo 44 víboras venenosas.
Informações da BBC inglesa apontam que o indiano retornava de uma viagem à Tailândia e passou por uma inspeção de rotina, para a qual foi interceptado por agentes da alfândega.
Os animais teriam sido escondidos na bagagem despachada do passageiro, onde foram encontradas três víboras-de-chifre-de-aranha, que são raras, cinco tartarugas-de-folha asiáticas e 44 víboras indonésias, todas consideradas perigosas e protegidas por leis ambientais.
O homem não teve a identidade revelada e segue sob custódia para as investigações. Não se sabe, inclusive, qual a origem ou o destino dos animais raros.
Na Índia, as leis são rigorosas para a proteção da vida selvagem, e as regras incluem restrição de entrada de espécies ameaçadas ou sem autorização. Mesmo que a importação não seja completamente proibida, a posse ou transporte sem licença pode gerar uma série de penalidades.