Finalmente chegou o momento da principal competição do Ceará na temporada 2023. A Série B do Campeonato Brasileiro, que começa nesta sexta-feira (14), com o Vozão estreando diante do Ituano, às 21h30, fora de casa, no interior paulista.
E o Ceará chega sim com um time competitivo após início de 2023 promissor. O time está na final da Copa do Nordeste diante do Sport e duelou de igual para igual com o Fortaleza na disputa do título cearense, perdendo o título apenas nos minutos finais. Além disso, no geral em Clássicos-Rei, o Vovô venceu 3, empatou um e perdeu outro.
Em 21 jogos na temporada, são 13 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas, com 46 gols marcados e apenas 23 sofridos. O Vozão marcou gols em 90% dos jogos que fez e chega credenciado pelos bons números.
Todo este retrospecto favorável só foi possível até então com o trabalho do técnico Gustavo Morínigo, que rapidamente deu um padrão tático e uma forma de jogar eficiente ao Ceará. E o técnico tentará pôr em prática o mesmo futebol na Série B.
DESTAQUE DO VOVÔ
O grande destaque da temporada do Ceará é Erick. O atacante, um dos poucos remanescentes do elenco de 2022, é melhor jogador do Vovô em 2023, tendo participado diretamente de 17 gols da equipe, tendo feito oito e concedido 9 assistências, em 19 partidas. A média de Erick é quase de uma participação direta para gol por jogo e ele pode ser decisivo ao longo da campanha.
PELO QUÊ BRIGA O CEARÁ?
Pelo desempenho até então, o Vovô é um dos favoritos ao acesso. O Ceará tem um dos melhores aproveitamentos de pontos da temporada se tratando dos clubes da Série B. Portanto, o Alvinegro chega forte na luta pelo acesso e espera repetir 1992, 2009 e 2017, outros anos que voltou para a Série A.
Asa Branca News, via DN