Fortaleza x Coritiba: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações – Rádio Asa Branca 99,5 – A Rádio de Boa Viagem

Fortaleza x Coritiba: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Fortaleza inicia a primeira das três finais da Série A do Brasileiro nesta quinta-feira (4). Na zona de rebaixamento, o time tem pela frente uma sequência de adversários diretos na Arena Castelão, a começar pelo vice-lanterna Coritiba, às 18h30, pela 34ª rodada. O jogo tem transmissão ao vivo da Rádio Verdes Mares e em tempo real no Diário do Nordeste.

A expectativa tricolor é somente por resultado positivo. Na 17ª posição da tabela, com 35 pontos, o time depende apenas de si para deixar o Z-4 e garantir a permanência na elite nacional: encara também Bahia e Vasco em casa.

Antes dos resultados parciais, o Leão registrava 39,1% de chance de rebaixamento. No contexto de mais triunfos, a Copa Sul-Americana é alternativa, com 14,9% de possibilidade. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade de Minas Gerais (UFMG).

Como os paranaenses estão em 19º, com 28, se tornam um adversário com o mesmo objetivo. Logo, a partida serve para manter a margem de distância e ainda impedir um novo ânimo nos visitantes.

Nova postura

Legenda: David é titular no sistema ofensivo do Fortaleza do Fortaleza
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Fortaleza entrou em campo com uma nova formação na última rodada, quando foi derrotado pelo Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte/MG. Na ocasião, tinha três volantes no meio-campo (Luiz Henrique, Felipe e Ronald) e dois laterais direitos entre os titulares (Tinga e Gabriel Dias).

Na referida partida, o time deixou o campo com 28% de posse de bola. Montado para o contra-ataque, apresentou dificuldade na estratégia e foi neutralizado rapidamente.

Por isso, a tendência é de postura diferente contra o Coritiba. Pela necessidade do resultado, o Leão deve apostar em sistema mais ofensivo, a exemplo do 4-3-3 utilizado pelo técnico Enderson Moreira. Assim, o meia Mariano Vázquez pode receber oportunidade na armação.

O desenho tático é de uma equipe que irá ocupar bastante o campo ofensivo e precisará furar a linha de marcação do Coxa. Um detalhe: o clube soma cinco jogos de invencibilidade no Brasileirão.

Retornos e baixas

Legenda: Juninho retorna ao time principal após cumprir suspensão automática
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Com complicações da Covid-19, Enderson segue fora do time. Na quarta (3), o clube comunicou que o técnico completou período de quarentena, recebeu alta hospitalar e segue a recuperação em casa. Na ausência do treinador, o auxiliar fixo Leonardo Porto permanece no comando da equipe, função que ocupou no duelo com o Atlético-MG.

Apesar da baixa, o plantel registra retornos. O zagueiro Paulão e o volante Juninho cumpriram suspensão automática e devem retomar a titularidade. O atacante Romarinho, um dos destaques leoninos na temporada, segue como dúvida devido à contusão muscular.

O departamento médico soma as presenças do defensor Roger Carvalho e do goleiro Max Walef. O colombiano Quintero, por outro lado, voltou a ser relacionado e segue como opção.

Coritiba

Legenda: O técnico Gustavo Morínigo tem cinco desfalques para enfrentar o Fortaleza
Foto: divulgação / Coritiba

Os visitantes chegam embalados pela sequência invicta no Brasileirão: empates com Athletico-PR, Fluminense, São Paulo e Grêmio; além de vitória contra o Vasco. No Z-4, o Coxa aposta as fichas no confronto frente ao Fortaleza.

O desafio é superar as baixas e remontar o time. Com Covid-19, o zagueiro Sabino e os atacantes Robson e Pablo Thomaz estão fora. O lateral direito Jonatan e o atacante Neilton estão fora por suspensão.

 

 

 

Sistema Asa Branca de Comunicação

FONTE: Diário do Nordeste