Fortaleza e Ceará entram em campo nesta quarta-feira (20), às 21h30, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Fora da zona de classificação, o Alvinegro faz cálculos para avançar de fase, enquanto o Tricolor tenta se manter na vice-liderança de sua chave. O segundo Clássico-Rei da temporada acontece na Arena Castelão, na capital cearense.
Pressionado e na penúltima colocação do seu grupo, o Ceará encara o confronto como uma decisão para se manter vivo no Nordestão. O Vozão soma seis pontos, dois a menos que o CRB-AL, que fecha a zona de classificação do grupo A. Classificado para a grande final do Campeonato Cearense, Mancini deve ir com força máxima para o duelo.
ONDE ASSISTIR
O confronto terá transmissão da rádio Verdinha FM 92.5 e do YouTube do Jogada. Você acompanha ainda pelo Tempo Real do Diário do Nordeste.
FORTALEZA EM ALTA?
A vitória por 3×0 contra o Maracanã na semifinal do Campeonato Cearense pode ter mudado o astral da equipe. Depois de passar por uma sequência de empates em jogos com muitas chances de gols perdidos, a equipe de Vojvoda voltou a responder bem.
“Apresentamos um bom futebol (…) eu gostei da intensidade, a vontade de ir para frente e criar situações de gol. Mas também é importante fazer o gol, é o mais importante no futebol. É algo que já havíamos falado antes, que se necessita rendimento e resultado também, e esse resultado se consegue fazendo gols”, destacou Vojvoda.
O treinador também conseguiu recuperar a confiança de atletas que estavam sendo cobrados no ataque. Moisés e Marinho foram os autores dos gols decisivos no confronto da semifinal e podem aparecer bem no Clássico-Rei da Copa do Nordeste.
PREPARAÇÃO NO PICI
Sem folgas há duas semanas, o elenco tricolor teve apenas dois dias para focar no clássico desta quarta. Como Vojvoda conseguiu poupar titulares no último jogo contra o Maracanã, muitos estão descansados para voltar contra o Ceará, como o capitão Tinga e o meia Pochettino, que nem sequer entraram em campo no domingo.
Por outro lado, um nome que seria titular certo na escalação, está de fora. O zagueiro Emanuel Brítez cumpre suspensão pelo terceiro amarelo e é desfalque certo no confronto. Outra baixa é o venezuelano Kervin Andrade, que foi convocado para defender a Venezuela nos amistosos da FIFA.
Além deles, Pedro Augusto e Thiago Galhardo seguem entregues ao Departamento Médico.
CÁLCULOS NO VOZÃO
Após o empate com o Ferroviário, Vagner Mancini fez questão de frisar a importância da Copa do Nordeste para o calendário da equipe de Porangabuçu. Com três jogos decisivos pela competição regional, a comissão técnica passa a fazer cálculos para avançar até o mata-mata.
“A gente está um pouco atrasado [na tabela de classificação]. Chegou o momento de nós encararmos de uma forma diferente, são nove pontos ainda em disputa, a gente acha que com seis ou sete pontos há possibilidade, mas vamos buscar os nove pontos e é importante falar isso para o torcedor, porque ele está achando que nós abrimos mão da Copa do Nordeste. A gente quer sim também chegar na fase de mata-mata, porque é importante e o Ceará é o último campeão”, avalia o comandante alvinegro.VAGNER MANCINITécnico do Ceará
Depois do Clássico-Rei, o Vozão ainda encara Treze-PB e Itabaiana-SE pelas últimas rodadas do Nordestão. Atual campeão do torneio, o Alvinegro não quer ficar de fora da próxima fase. Depois disso, o foco do Alvinegro é nas decisões contra o Fortaleza pelo Campeonato Cearense.
DÚVIDAS NO VOZÃO
Para o duelo desta quarta, Mancini tem dúvidas quanto às condições de Richard e Facundo Castro. O goleiro torceu o tornozelo direito no primeiro tempo da semifinal contra o Ferrão, já o atacante ficou de fora após constatar edema muscular na coxa esquerda. Sem eles, o Vozão deve ir à campo com Bruno Ferreira e Facundo Barceló, como centroavante e Aylon deslocado para a ponta-direita.
O destaque alvinegro fica por conta de Erick Pulga, que tem oito gols e uma assistência em dez partidas na temporada. Com três tentos assinalados na Copa do Nordeste, o camisa 16 alvinegro divide a artilharia da competição com Thaciano (Bahia) e Gustavo Coutinho (Sport).
O primeiro Clássico-Rei da temporada terminou em 3 a 3 entre as equipes, pelo estadual. Um dos destaques do confronto foi o atacante Aylon que marcou um dos gols do empate, pelo Ceará. Com quatro gols marcados na temporada, o atleta é o vice-artilheiro do Ceará.
CLÁSSICOS NO NORDESTÃO
O confronto desta noite, na Arena Castelão, marca o 15º Clássico-Rei pela Copa do Nordeste. Até aqui, o Ceará leva ampla vantagem na competição, com seis vitórias contra apenas um triunfo do Fortaleza, além de sete empates. Inclusive, a última vez que o Leão saiu vencedor do confronto entre as equipes foi há 23 anos.
Naquele jogo, o Fortaleza bateu o arquirrival por 2 a 1, com gols de Clodoaldo. De lá para cá, o Vovô manteve uma hegemonia no regional. Ano passado, foram dois encontros entre as equipes pelo Nordestão, com o Ceará levando a melhor nas duas ocasiões.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison, Pochettino, Calebe; Pikachu, Macuca e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Ceará: Bruno Ferreira; Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson, Guilherme Castilho e Lourenço; Aylon, Erick Pulga e Facundo Barceló. Técnico: Vagner Mancini.
FICHA TÉCNICA | FORTALEZA X CEARÁ
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 20/03/24 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)