Diversos bairros de Fortaleza começaram esta sexta-feira (26) com chuva. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação na Capital já era prevista para a madrugada e a manhã.
Entre as 7h de quinta-feira (25) e as 7h desta sexta-feira (26), pelo menos 88 municípios do Ceará registraram chuva. Crato, no Cariri, teve acumulado de 110 mm, o maior do estado e único a superar os 50 mm.
Chorozinho, no Litoral de Fortaleza, teve a segunda maior precipitação – de 48 mm. No mesmo período, a Capital registrou 1,6 mm no posto Messejana.
A temperatura da Capital deve variar entre 24°C e 34°C nesta sexta-feira (25). O céu tem nebulosidade variável durante a manhã e fica claro à tarde e à noite.
Chuva no interior
Também no Cariri, Missão Velha teve chuva de 47,2 mm e Cedro registrou 42 mm.
Na Região Jaguaribana, as maiores precipitações foram registradas em Aracati (46,8 mm), Morada Nova (44 mm), Alto Santo (41 mm) e Icó (40 mm).
Segundo a Funceme, o Estado tem tendência de chuvas mais intensas até esta sexta-feira. Os maiores acumulados devem se concentrar em Ibiapaba, Cariri, Litoral Norte e oeste do Sertão Central e Inhamuns.
Na Ibiapaba e no Cariri, as chuvas devem atingir mais de 50% do território. Nas outras regiões, deve haver chuva isolada. O cenário favorável à precipitação é causado pela formação de áreas de instabilidade e pela brisa marítima, ainda conforme a Funceme.
Confira as 10 maiores chuvas por municípios entre 7h de quinta-feira (25) e 7h desta sexta-feira (26)*:
- Crato (Lameiro) – 110 mm
- Chorozinho (Posto dos Liberatos) – 48 mm
- Missão Velha (Gameleiro de São Sebastião) – 47,2 mm
- Aracati (Aeroporto de Aracati) – 46,8
- Pacujá (Pacujá) – 45 mm
- Morada Nova (Roldão) – 44 mm
- Cedro (Várzea da Conceição) – 42 mm
- Alto Santo (Açude Riacho da Serra) – 41 mm
- Icó (Cascudo) – 40 mm
- Banabuiú (Banabuiú) – 40 mm
*Dados de 9h30
Sistema Asa Branca de Comunicação
FONTE: Diário do Nordeste