Estudantes interessados em obter financiamento para cursar o ensino superior terão uma nova oportunidade a partir desta terça-feira (22). O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao primeiro semestre de 2025. O prazo segue até o dia 29 de abril, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
CRITÉRIOS SOCIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS
De acordo com o edital, metade das vagas remanescentes serão destinadas a candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, conforme as regras do Fies Social. Também haverá reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, seguindo a proporção populacional de cada estado, com base nos dados do último Censo do IBGE.
Os estudantes contemplados pelo Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais das instituições de ensino. A identificação desses candidatos será automática, feita pelo sistema do Fies a partir de informações fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A lista de pré-selecionados será divulgada no dia 6 de maio, com uma chamada única e a formação de lista de espera. Os estudantes convocados deverão apresentar documentação comprobatória nos dias 7 e 8 de maio à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida.
QUEM PODE SE INSCREVER
Para concorrer às vagas remanescentes, é necessário:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação;
- Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”;
- Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa;
- Estar apto a cumprir a frequência mínima exigida no curso escolhido, referente ao primeiro semestre de 2025.