Pelo menos duas crianças morreram e outra ficou ferida neste sábado (27), quando um artefato explosivo com o qual brincavam explodiu acidentalmente em um vilarejo na província de Nuristão, no leste do Afeganistão.
“Devido à detonação de um explosivo de guerra, duas crianças morreram e outra ficou ferida. A explosão ocorreu no momento em que várias crianças brincavam com ele”, disse à EFE o diretor de Informação e Cultura da província de Nuristão, Haq Byan Nurestani.
O Afeganistão sofreu durante anos os efeitos causados pelos restos de explosivos e minas antipessoais, deixados no país após décadas de conflito armado. Casas abandonadas e áreas remotas representam um perigo maior para a população civil, uma vez que não puderam ser desocupadas por esquadrões antibomba.
As crianças são especialmente vulneráveis aos explosivos deixados para trás em zonas de conflito, por manuseá-los e brincar com eles sem perceber seu perigo.
Por várias décadas, empresas e organizações de desminagem trabalharam no Afeganistão para tentar remover restos explosivos de guerra, entre as quais se destaca The Halo Trust, que em colaboração com o programa de desminagem do país afirma ter removido cerca de 80% das minas do território afegão.
No entanto, o país continua registrando casos, como em julho do ano passado, em que pelo menos duas crianças morreram e outras oito ficaram feridas quando um artefato com o qual brincavam explodiu acidentalmente em um povoado da província de Zabul, no sul do país.
Outro incidente semelhante ocorreu em janeiro de 2022, quando um explosivo foi detonado acidentalmente perto de uma escola no leste do Afeganistão, matando pelo menos nove crianças e ferindo outras quatro.
Via Portal R7