O Fortaleza efetuou a contratação do volante equatoriano Jairo Reyes, de 18 anos, para as categorias de base. O atleta foi revelado pelo Independiente Del Valle-EQU e chega em definitivo. O detalhe: o meio-campo é avaliado como um das grandes promessas do futebol sul-americano.
Na conclusão, o dossiê ressalta que Reyes tem potencial “para se tornar titular do Independiente del Valle-EQU ou ser comprado por um clube europeu”, com aspectos para ser um “grande box-to-box”.
Pontos Fortes | Relatório da Target Scouting
Com 1,77m, Jairo Reyes tem uma boa constituição para um volante. Tem um físico muito bom, exibindo boa força em duelos defensivos. O jovem equatoriano tem uma explosão de velocidade e boa velocidade em longas distâncias. É um meio-campo móvel, sendo capaz de usar fintas rápidas e mudar de direção rapidamente. Além de apresentar um bom alcance de salto em duelos aéreos.
Reyes jogou como um único volante ou como um dos dois volantes. O equatoriano é eficaz na posse de bola na 1ª fase, com a visão e a técnica para progredir o jogo por meio de passes de quebra de linha, ao mesmo tempo em que é capaz de assumir e driblar os oponentes. Ele gosta de usar fintas rápidas para evitar pressão e tira a bola da pressão muito bem, com um bom primeiro toque. Reyes tem uma técnica de passe longo boa, sendo capaz de alternar o jogo, mas também encontrar corredores por trás com ótimos passes por cima. O volante também é um bom portador da bola.
Pontos vulneráveis | Relatório da Target Scouting
Defensivamente, pode ser vulnerável em duelos defensivos 1×1 quando um oponente corre para ele, pois é muito desatento, o que o faz parecer lento. Devido às táticas do Independiente del Valle, pode ser arrastado para fora da posse de bola, mas esse não foi o caso na seleção do Equador Sub-17.
Importância do Scout
A presença de Jairo Reyes é um exemplo da força do Departamento de Inteligência das categorias de base do Fortaleza, que consegue monitorar atletas sul-americano e atrair jovens para a equipe principal, investindo na transição do Sub-20 ao profissional, como o meia venezuelano Kervin Andrade, hoje peça de destaque do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.
O volante Kauan, de 18 anos, também entra nesse escopo. O atleta foi comprado junto ao Goiás.
Via Diário do Nordeste