Chegou a hora de conhecer o campeão estadual de 2024. Com a Arena Castelão lotada, Ceará e Fortaleza vão escrever a última página desta edição do Campeonato Cearense. A bola vai rolar neste sábado (6), às 16h40 (horário de Brasília). O decisão está completamente em aberto, já que no jogo de ida as equipes empataram pelo placar de 0x0.
Do lado tricolor, a meta é voltar a fazer história. O hexacampeonato inédito é um dos principais objetivos do clube para esta temporada e o mais aguardado no 1º semestre. Desde que chegou ao clube em 2021, o treinador Juan Pablo Vojvoda venceu todos os estaduais que disputou e defende este feito ao chegar em mais uma decisão.
O jogo vai ser transmitido com imagens e no sinal aberto pela TV Verdes Mares, e na internet pelo ge.globo/ce. Na rádio, a Verdinha FM 92.5 passa todas as emoções do confronto com detalhes em tempo real no Diário do Nordeste.
VOZÃO QUER A RETOMADA
De olho em retomar a hegemonia no Campeonato Cearense, o Alvinegro colocou a competição como prioridade no seu calendário no primeiro semestre. A ideia está nos discursos da diretoria e do elenco, que apesar de reformulado, já entende a importância de levantar a taça do estadual deste ano.
Para o confronto, Mancini carrega a experiência de ter levantado o troféu cearense em duas ocasiões, como jogador em 2002 e, em 2011, já como técnico da equipe de Porangabuçu. O técnico vai para sua terceira decisão da competição e entende a atmosfera que é um Clássico-Rei. Após o empate em 0 a 0, o comandante do Ceará destacou que a emoção pode ser dobrada neste segundo jogo.
“É um jogo de xadrez de dois caras que estão pensando ali, que têm uma equipe que analisa e isso é muito bom. Quando você assiste um bom jogo de futebol, acho que sai todo mundo aliviado. O Clássico não fugiu muito disso. Faltou um pouquinho mais de emoção, talvez, mas que no sábado que vem talvez tenha em dobro”, avalia Vagner Mancini.VAGNER MANCINITécnico do Ceará
O destaque do Vozão fica por conta de Erick Pulga, que é o artilheiro do Cearense com cinco gols marcados. Quando o recorte é feito pela temporada toda, o atacante já tem nove tentos assinalados em 13 partidas disputadas no ano. O camisa 16 quase marcava na partida de ida no segundo tempo, depois de costurar a defesa adversária e chutar de fora da área.
O Ceará conta com um retorno importante no meio-campo: Guilherme Castilho. O meia retorna depois de tratar lesão no adutor da coxa esquerda, que o deixou fora dos três últimos jogos do time. Apesar disso, Mancini tem duas dúvidas com Ramon Menezes e Facundo Castro que não estiveram na última atividade no CT de Porangabuçu.
LEÃO DE OLHO NO HEXA
A equipe tricolor está 100% focada em levantar mais uma taça de campeão cearense. Mesmo com um compromisso importante no meio da semana, a estreia na Copa Sul-Americana, Vojvoda optou por poupar grande parte do time titular pensando no Clássico-Rei deste sábado.
Mesmo com a equipe alternativa, o Fortaleza conseguiu voltar a vencer na temporada, com gols de Galhardo e Pikachu, e quebrou a sequência negativa de quatro jogos seguidos sem vitórias.
Por conta do duelo internacional, o time teve apenas um dia de atividade no Pici, com todos os jogadores reunidos, para montar as estratégias contra o Ceará. A expectativa é que Vojvoda mantenha o esquema de 3-5-2 utilizado nos dois últimos jogos do ano.
A grande novidade do lado tricolor é o retorno do capitão Tinga, que estava em transição física após se recuperar de um edema muscular na coxa. A tendência é que ele volte a ser titular na equipe. Kervin Andrade, que foi cortado do último jogo com problemas intestinais, também deve estar à disposição.
Por outro lado, Calebe segue sendo uma baixa. O camisa 10 saiu sentindo a coxa no confronto de ida contra o Ceará e segue em recuperação no Departamento Médico do clube. Matheus Rossetto é outro desfalque por lesão.
Prováveis escalações
Ceará: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo (Ramon Menezes) e Matheus Bahia; Richardson, Guilherme Castilho e Lourenço; Aylon, Erick Pulga e Facundo Barceló.
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Brítez, Kuscevic, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison, Sasha, Hércules; Moisés e Lucero. Treinador: Juan Pablo Vojvoda.
Ficha Técnica | Ceará x Fortaleza
Local: Arena Castelão
Data: 06/04/2024
Horário: 16h40 (horário de Brasília)
Transmissão: TV Verdes Mares, ge.globo/ce, Verdinha e tempo real no Diário do Nordeste
Árbitro: Anderson Daronco
Assistente 1: Marcelo Van Gasse
Assistente 2: Michael Stanislau
VAR: Emerson Ferreira
Via DN