O Ceará venceu o Vitória por 1 a 0 neste sábado (25) pelas quartas de final da Copa do Nordeste, no estádio Pituaçu. O gol foi marcado pelo meia Vina de pênalti no fim do 1º tempo. O Vovô avança às semifinais e enfrenta o Fortaleza pelo 2º Clássico-Rei desta edição da competição.
O início do Ceará diante do Vitória foi muito semelhante àquele contra o CRB, na rodada passada. Muita pressão nos primeiros minutos, principalmente com Charles no meio de campo. No 4-2-3-1 de Guto Ferreira, Rick era a válvula de escape da forte marcação pela esquerda.
Porém, o Leão chegava forte nas disputas de bola e, em uma dessas, aos 22 minutos, Rick sentiu e precisou ser substituído. Jacaré, em sua estreia com a camisa alvinegra, entrou e continuou na função de dar profundidade do camisa 37.
Quando o ritmo da partida caiu, a partir dos 30 minutos, Guto tirou Sóbis aos 40 para a entrada de Cléber. O experiente camisa 11 não estava se sentindo bem, segundo a assessoria. Sua equipe mantinha a posse no campo ofensivo, mas sem efetividade no passe final.
Aos 43 minutos, o ex-Vovô Thiago Carleto desviou com a mão finalização de Vina na área. Pênalti para o Ceará e o camisa 29 foi para a cobrança. A bola explodiu no travessão mas morreu no fundo das redes rubro-negras, abrindo o placar aos 45 em Pituaçu.
O 2º tempo teve um Vitória mais ativo, pressionando a saída de bola alvinegra e incomodando pelas pontas. Em um dos contragolpes, Jordy ganhou na corrida contra Luiz Otávio e estava frente à frente com Fernando Prass. O zagueiro fez falta por trás e recebeu cartão vermelho direto aos 15 minutos. Na cobrança de falta, Carleto chutou com potência, mas o goleiro alvinegro fez excelente defesa.
Guto logo fechou a equipe, lançando Marthã e Klaus nas vagas de Vina e de Ricardinho, apostando na velocidade de Jacaré pela esquerda. A estratégia funcionou, visto que o Leão pouco agredia de fato a meta alvinegra, embora ocupasse o campo ofensivo com frequência.
As semifinais do Nordestão ocorrem no meio desta semana, com locais e horários ainda a serem confirmados.
Sistema Asa Branca de Comunicação
FONTE: Diário do Nordeste