Uma marca de azeite extravirgem e um lote de molho de alho tiveram vendas suspensas por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O azeite era da marca Vale dos Vinhedos, já o molho era da marca Qualitá, comercializada nos supermercados Extra e Pão de Açúcar.
A suspensão ocorreu porque a importadora do azeite Intralogística Distribuidora Concept LTDA apresentou inconsistência cadastral na Receita Federal. Conforme a Folha de S.Paulo, as análises laboratoriais ainda apresentaram padrões que estavam em desacordo com as leis de rotulagem e composição.
No caso do lote de molho de alho, a composição registrou 20,4mg/kg de dióxido de enxofre, sendo um aditivo não permitido para esse tipo de alimento. A fabricação foi realizada pela empresa Sakura Nakaya Alimentos Ltda. O lote, de número 29, apresentava validade até janeiro de 2026.
Após a suspensão do produto, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) solicitou o recolhimento do lote e acionou a fabricante Sakura para questionar sobre o ocorrido.
“Vale ressaltar que a marca cumpre integralmente a legislação que rege a produção e oferta de alimentos e possui um rigoroso processo de controle e garantia de qualidade de seus produtos, além de um robusto programa de qualificação de fornecedores”, destacou o GPA em nota à Folha de S.Paulo.