Anvisa manda recolher lotes de duas marcas de protetor solar sem registro sanitário; veja


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu e mandou recolher todos os lotes de duas marcas de protetor solar que não possuem registro sanitário. Medida foi implementada nesta segunda-feira (14) contra os produtos:

  • ANTIOX C FPS 58 COSMOBEAUTY
  • BIODOMANI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. – EPP

Ainda de acordo com o órgão, as empresas que fabricaram esses protetores não possuem autorização de funcionamento. A suspensão foi aprovada pela gerente-geral substituta de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Fernanda Maciel Rebelo.

Venda proibida 

Conforme a Anvisa, a suspensão impede ainda a venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso desses produtos.

Outras decisões da Anvisa

Na semana passada, a agência também publicou as seguintes medidas sanitárias:

Proibição da venda do azeite extravirgem Vale dos Vinhedos

O órgão determinou a apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do azeite da marca importado pela empresa Intralogística Distribuidora Concept LTDA — CNPJ 72.726.474/0002-07.

Além de possuir origem desconhecida, o insumo apresentou resultado insatisfatório no laudo de análise, estando em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente nos ensaios de rotulagem e físico-químico.

Recolhimento de molho da Qualitá, marca do Pão de Açúcar

Fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos, o lote 29 do molho de alho da marca, com data de validade de 01/2026, apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.

Após a suspensão do produto, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) solicitou o recolhimento do lote e acionou a fabricante Sakura para questionar sobre o ocorrido.

“Vale ressaltar que a marca cumpre integralmente a legislação que rege a produção e oferta de alimentos e possui um rigoroso processo de controle e garantia de qualidade de seus produtos, além de um robusto programa de qualificação de fornecedores”, destacou o empreendimento em nota ao jornal Folha de S.Paulo.

Recolhimento da polpa de fruta de morango De Marchi

O lote 09437-181, com data de validade até 01/11/2026, do produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, conforme laudo emitido pelo Lacen de Santa Catarina (SC).

Devido à análise, o órgão determinou o recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso do produto.

Recolhimento do champignon inteiro em conserva da Imperador

Fabricado pela Indústria e Comércio Nobre, o Agência publicou uma medida de recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote 241023CHI, com data de validade de 10/2026, do insumo.

Segundo laudo do Lacen-DF, o produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido.

 

 

via Diário do Nordeste

Ao vivo

Carregando…


A seguir

Carregando…

schedule