A vacinação contra a Covid-19 começou nesta segunda-feira (18) no Ceará. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou em Fortaleza com 218 mil doses da vacina, suficientes para prevenir 109 mil pessoas da doença, já que cada uma deve receber duas doses do imunizante.
A primeira a tomar uma dose da vacina Coronavac em solo cearense foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos. Ela foi imunizada por volta das 19h18 no Hospital Leonardo da Vinci, na capital cearense. Outros quatro profissionais da saúde e um indígena também foram vacinados nesta segunda.
Grupos prioritários
1ª Fase
Profissionais da saúde que estão atuando no combate ao novo coronavírus serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Aqueles que não estão na linha de frente vão ter a vacina agendada para centros de vacinação. Em Fortaleza, a Arena Castelão, o Centro de Eventos, o Estádio Presidente Vargas e o Ginásio Paulo Sarasate serão alguns dos locais onde haverá imunização.
Idosos a partir de 75 anos, também no grupo prioritário, receberão as duas doses da vacina em casa.
Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizados, e cuidadores que trabalham em instituições, além da população indígena que vive em terras demarcadas, também estão incluídos na primeira fase da vacinação. Ela acontecerá nos locais onde tais populações vivem.
2ª fase
A segunda fase do plano de vacinação no Ceará está destinada a pessoas de 60 a 74 anos. O atendimento ocorrerá nos centros de vacinação.
3ª fase
Será destinada a pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras, também ocorrendo nos centros de vacinação.
4ª fase
A 4ª fase do plano de vacinação está destinada a trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; pessoas com deficiência permanente severa; pessoas em situação de rua; transportadores rodoviários de carga e trabalhadores de transporte coletivo.
Vacinação em Fortaleza
Agendamento
As vacinas em Fortaleza serão administradas por meio de agendamento em um sistema da Prefeitura, tendo início de acordo com a distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde. É preciso que a população aguarde o fim das etapas iniciais e a divulgação dos cronogramas de vacinação.
Centros de Vacinação
Em Fortaleza, a vacinação não ocorrerá inicialmente nos postos de saúde, para evitar aglomerações. A prefeitura optou por utilizar espaços maiores, como equipamentos esportivos e áreas de uso público. O Centro de Eventos, o Estádio Presidente Vargas, o Ginásio Paulo Sarasate e a Arena Castelão, bem como os Cucas, são alguns dos locais escolhidos.
Sistema Asa Branca de Comunicação
Fonte – G1