Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão nacional atingiu 17 estados brasileiros, incluindo o Ceará, além do Distrito Federal. De acordo com a Enel, municípios como Crateús, Independência e Tianguá passaram por falhas elétricas.
Além do Ceará, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal foram atingidos.
Problema no SIN
De acordo com a Enel Ceará, a interrupção ocorreu devido a um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), que produz e transmite a energia elétrica no Brasil. A partir da falha, foi acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo ativado automaticamente para proteger o sistema elétrico de impactos maiores.
Somente no Rio de Janeiro, foram pelo menos 450 mil clientes que ficaram sem luz. No Amazonas, a falha atingiu as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. Na região Sul do Brasil, a falha demorou 2h e 5 min para ser restituída. As informações são do O Globo e CNN.
O problema que atingiu o SIN e causou o apagão ainda não foi esclarecido oficialmente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Entretanto, de acordo com informações da CNN, o Governo Federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que comprometeu o interligamento das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, acionando Esquema Regional de Alívio de Carga.
Uma reunião preliminar foi marcada para esta terça (14) com os principais agentes envolvidos. A previsão é que o ONS elabore um Relatório de Análise da Perturbação, esclarecendo as causas do apagão, até a próxima sexta-feira (17).