O Fortaleza está eliminado da Copa do Nordeste de 2025. O time cearense se despediu da competição nas quartas de final ao perder para o Bahia por 2 a 1, nesta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova. Os gols da equipe baiana foram marcados por William José de pênalti e Caio Alexandre, em lance marcado por falha de João Ricardo. Já Matheus, que fez sua estreia com a camisa tricolor, marcou o gol do Leão.
Vale ressaltar que o objetivo leonino traçado no planejamento estratégico era ser campeão do Nordestão. Deste modo, aumenta a pressão às vésperas de mais um clássico: no domingo (13), às 20h30, encara o Ceará, pela 15ª rodada da Série A do Brasileiro.
COMO FOI A PARTIDA
Em jogo que começou brigado, com confusão entre Brítez e Caio Alexandre, as duas equipes começaram de forma ofensiva e buscando abrir o placar. Em jogada pela lateral, Gilberto cruzou para William José que tentou chutar de letra. O Fortaleza respondeu com Marinho, que teve chute dentro da área bloqueado por Gilberto quase dentro do gol.
Com a partida seguindo equilibrada mas com leve melhora do Bahia, que passou a ter mais posse, Juba acertou lindo chute na entrada na área. Chutando de primeira, o lateral do Tricolor baiano acertou na trave. Gilberto em mais uma jogada pela lateral, entra na área pela lateral e divide bola com Martínez. Na dividida, o jogador do Esquadrão caiu na e os jogadores pedem pênalti. Após o árbitro Antônio Dib de Moraes (PI) ser chamado pelo VAR e conferir o lance, foi assinalado a penalidade. Em cobrança de pênalti bem batido no canto direito inferior de João Ricardo, que foi na bola, William José abre o placar para o Bahia.

Já no segundo tempo, mesmo com uma vantagem de dois gols, o Bahia foi quem voltou melhor. A pressão baiana quase rendeu mais uma penalidade. Em cruzamento de Luciano Juba, Gilberto cabeceou e bola bateu no braço de Gustavo. Antônio Dib de Moraes assinalou a cobrança na marca da cal mas o VAR novamente chamou e a decisão foi alterada ao perceber o movimento natural do zagueiro do Leão. Voltando ao jogo, o Fortaleza diminuiu no placar com belo chute de Matheus, que fez sua estreia com a camisa tricolor, marcando de fora da área.
Com o jogo se aproximando do final, Vojvoda foi ofensivo também nas mudanças: colocando Breno Lopes, Deyverson, Pikachu e Calebe no lugar de Sasha, Martínez e Lucero e Marinho. Com maior volume de jogo e utilizando de cruzamentos na área, o time não conseguiu converter no gol de empate. Com isso, o Bahia venceu o Fortaleza e se classificou para as quartas de final da Copa do Nordeste.